Ter uma pequena comunidade engajada vale muito mais que ter 10x o mesmo número de seguidores.
As profissões do futuro já se tornaram as profissões do presente. Digital Influencers e Youtubers são remunerados com caminhões de dinheiro. Negócios giram diretamente e indiretamente em torno desta influência e desta chancela.
Mas o que é preciso para chegar lá? Como conquistar o número necessário de seguidores?
A verdade é que as pessoas que estão neste patamar não estão extremamente preocupadas com o seu número de seguidores, elas estão preocupadas com os seus seguidores.
O importante nos dias de hoje, não é o seu grande número de seguidores ou a mensagem que você propaga e sim a resposta que você recebe, isto é o seu fator de engajamento.
Desta maneira você ter 1 milhão de seguidores e ter apenas 1% de resposta é a mesma relevância da pessoa que tem 100 mil e tem 10% de retenção.
É preciso que você tenha essa tranquilidade e liberdade de falar com seus seguidores, fazer perguntas, enquetes e conhecer essa persona que te segue e que acha relevante o seu conteúdo. Isso é construir uma comunidade.
A primeira vez que ouvi falar em em comunidade eu já pensei em fóruns de discussão, textos intermináveis, mas não é nada disso. Hoje a sua comunidade pode habitar no Instagram, no Facebook, no Pinterest, em qualquer outra plataforma social. Ainda há a possibilidade de migrar eles para grupos no Whatsapp e Telegram para uma abordagem mais direta.
Mas como fazer dos meus seguidores uma comunidade? O que devo falar, o que devo fazer?
Uma comunidade é um movimento muito mais orgânico do que pago. Você tem que entender do seu conteúdo, ver os conteúdos que trazem mais engajamento e que trazem mais seguidores e criar conteúdos parecidos, desenvolvê-los de outras formas e fazer com que mais pessoas se interessem.
Comentários